Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de julho de 2014

VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU PRATICAR CORRIDA?

Ao acordar pela manhã, você já reparou quantas pessoas andam correndo pelas alamedas, ruas e avenidas? O número de adeptos tem aumentado a olhos vistos. E, muitas vezes, parece que eles estão alheios ao tempo frio ou chuvoso. Por isso, dá aquela curiosidade em saber de onde surge tanta determinação!

A explicação vem de quem entende do assunto. "É um esporte prático, já que você não precisa de equipamentos a mais como raquete, ou de um de time, de reservar uma quadra, enfim, não depende de horário rígido para praticar. É quando e onde você quiser; basta força de vontade", esclarece o professor Paulo Roberto Correia, do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Além disso, a corrida tem um caráter de superação dos próprios limites e dificilmente é visto como um esporte competitivo entre os atletas dessa modalidade. Isso fica claro na convivência entre os corredores. "No meio do atletismo, se a pessoa chega por último, ela é aplaudida porque conseguiu ir além dos seus obstáculos físicos e mentais", explica Correia. Dessa forma, ele acredita que é uma prática que motiva os participantes, ao contrário de muitos outros esportes, que estimulam a competitividade.

 

Para esfriar a cabeça


Há algum tempo, a farmacêutica bioquímica Daniela Contri, de 36 anos, encontrou na corrida um esporte que se encaixa com sua personalidade. "Tinha dificuldades com modalidades coletivas e a corrida depende só de mim, pois não preciso interagir com ninguém", admite.

Claro que, além dos benefícios físicos que uma atividade regular causa ao corpo, os adeptos garantem que a prática é ótima para relaxar a mente. “Eu trabalho o dia inteiro dentro do escritório. No fim do dia, quando pego o tênis e saio para correr, descanso totalmente minha cabeça e tenho um momento só meu”, revela Daniela.

Mas se você quiser começar essa prática, fique atento, pois correr requer alguns cuidados. Não adianta colocar os calçados e simplesmente sair em disparada pela rua. Consulte um médico antes para saber suas condições físicas e, depois, dê preferência a um especialista que controle os seus limites físicos. Quando pegar o jeito, aí você pode trilhar este caminho sozinho e divertir-se com a prática deste esporte – de preferência, ao ar livre, para contemplar a paisagem.


Foto: Niels Andreas Glogowski

Fonte:
http://www.portalvital.com/saude/fitness/voce-ja-experimentou-praticar-corrida

Nenhum comentário:

Postar um comentário