ARTES MILENARES
Desde a década de 1970, as artes marciais fazem parte da cultura ocidental. A partir dali, sofreram uma explosão de popularidade e ganharam a atenção de homens, mulheres e crianças. A atuação de astros como Jack Chan e Chuck Norris, além do clássico filme Karatê Kid, imortalizaram as práticas orientais. Quem assistiu ao filme da década de 1980 provavelmente se lembra das cenas em que o personagem Daniel San pinta a casa, lixa o assoalho e limpa os carros sem perceber que estava se tornando um mestre do Karatê.
A história das artes marciais é muito antiga. Alguns estudiosos apontam que elas surgiram na região do baixo Rio Nilo, no Egito, há mais de 2500 anos a.C. Porém, foi nas mãos do monge indiano Bodhidharma que as lutas ganharam formas. A influência da filosofia e da tradição chinesa e japonesa transformou as técnicas indianas em uma arte que se difundiu pela Ásia e, mais tarde, conquistou o mundo.
Os antigos ensinamentos orientais podem fazer muito bem para o corpo e a mente. “A prática de artes marciais auxilia na harmonização física, mental e emocional. O que acaba resultando no alívio das tensões e do estresse diário”, diz o treinador de judô Kiko, técnico do atleta olímpico João Derly. Isso sem contar os benefícios físicos. “As lutas trabalham a força, a velocidade, a flexibilidade, o equilíbrio, a agilidade e a resistência do praticante”, completa.
Por ter sua origem em tradições orientais, as lutas ainda cultivam valores como autoconfiança, respeito e formação de princípios morais. Você também pode desfrutar de todas essas vantagens. “Dos quatro aos oitenta anos, qualquer um pode praticar artes marciais”, esclarece Kiko. É só escolher a modalidade que mais lhe agrada e aproveitar!
Fonte:
http://www.portalvital.com/saude/fitness/artes-milenares
Nenhum comentário:
Postar um comentário