Fico muito feliz que o universo das lutas tenha se aberto para a mulherada. A última edição do UFC está aí para provar. Quando eu comecei, há quase 12 anos, só o fato de colocar uma atadura na mão já causava estranheza e olhares tortos de muita gente na academia. Mas, com o tempo, muitas daquelas pessoas que me olhavam com preconceito estão hoje nos tatames, fazendo seu treininho.
Porém, uma coisa nessa “popularização” toda do Muay Thai como atividade física me chateia: a fim de reforçar a ideia de que a mulher não precisa virar “macho” para treinar, cria-se uma “glamourização” do treinamento. O resultado é que muitas meninas vão procurar as aulas e se deparam com uniformes horríveis, suor, roxidões e se espantam porque as revistas e as matérias não mostram nada disso. Mostram, sim, moças saradinhas, arrumadinhas (como nessareportagem com uma ring girl e tantas outras), maquiladas, com roupas atraentes, chutando um saco ou dando um “soquinho” numa manopla. Como consequência dessa decepção muitas passam o tempo todo reclamando, nunca mais voltam e saem dizendo que a aula é “muito agressiva”.
Portanto, mais uma vez, sou obrigada a informar que luta não é glamour! Você não precisa treinar para competir, mas ainda assim, treino é treino! Não vá fazer uma aula esperando suar um pouquinho, fazer três ou quatro movimentos, retocar o batom e emagrecer no fim. Para conseguir o efeito esperado, você vai suar MUITO, vai se descabelar, vai ficar com dores em todos os lugares do corpo, vai ganhar uns roxos também, vai dar pancada e vai receber! O TREINAMENTO É ASSIM!
Por isso, caso você queira mesmo fazer uma aula – e eu dou todo o meu apoio – é preciso que a realidade da atividade seja do seu conhecimento. Não se deixe enganar! Luta é luta, seja qual for o seu objetivo. Você não precisa perder sua vaidade, nem sua feminilidade, mas no tatame não há espaço para unhas grandes, brincos, anéis, piercings…como já falamos aqui no Muay Thai Mulher. Quando estiver treinando, concentre-se no que está fazendo e não se seu cabelo está embaraçado. Dessa forma, você vai tirar o melhor da aula e ficar mais perto do corpo sarado que almeja e, aí sim, vai poder usar todos os shortinhos, anéis, maquiagens e aparatos que quiser! Tá aí a Ronda Rousey que não me deixa mentir!
Você se assustou na sua sua primeira aula ou já esperava? Viu alguém estranhar o treino?
Fonte: Muay Thai Mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário