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sexta-feira, 4 de julho de 2014

ZAZEN



  "ZAZEN"
                                 TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO/CONCENTRAÇÃO
                              沖縄 空手道 剛柔流 尚武館
                                     "O Caminhante e o ato de Caminhar"


Victor Arato Cintra (Goju Ryu)
No "DO" (Caminho) o caminhante e o ato de caminhar "filosoficamente e/ou pode ser interpretado como uma tradição espiritual que propõe ao homem o estado de consciência e vida plena (o vazio - esvaziar-se). O Goju Ryu sugere o espírito Zen no ato de caminhar, a busca das energias internas, do conhecimento, da saúde, a leitura da natureza ou do homem no conjunto que restauram a ordem, a organização, a lei interior e exterior, através da busca interna, o interno e o externo tem na meditação (Zazen) o caminho espiritual por excelência.
Como instrumento para se alcançar o espírito Zen, e como ferramenta usamos o método Zazen (sentar-se e meditar/concentração), por isso pode-se alcançar o estado espiritual ideal para as artes marciais, e atravéz dos katas o espírito Zen permanece como: Zen em movimento.
Este método de meditação se apóia na quietude e no silêncio, vazio profundo, talvez seja o que sugere o Kara (vazio) do Karate-do. Na prática do Zazen é necessário sentar-se em quietude, buscar o silêncio interior e unir a mente à respiração.
É preciso cessar todos os movimentos produzidos pelo corpo físico até o praticante ficar completamente envolvido internamente, pelo estado de paz interior, livrando-se dos movimentos ou ruídos. Mas para encontrar o silêncio, é preciso antes iniciar um processo de relaxamento do corpo e da mente, é como um aquecimento sistemático dos ruídos externos, dos ruídos do corpo, das palavras, dos diálogos interiores dos pensamentos e, por fim do ego alcançando o "VAZIO". O trabalho disciplinado, a meditação diária, levará a constante expansão da consciência até o alcance da plena realização no silêncio e buscar a quietude interior até esquecer-se de todas as existências é como levar o corpo e a mente a experimentar período de profundo descanso, que tem como efeito a reposição da energia "KI" ou "CHI" em chinês. O efeito imediato de uma sessão de meditação bem feita é o descanso mental. No final de um dia exaustivo ou depois de grandes dificuldades, é comum recobrar energia através do descanso, recolhimento provisório e sono.
Quem assim procede fica revigorado. É com esta analogia que os mestres Zen explicam os benefícios proporcionados pela meditação Zazen.
Praticar Zazen é trilhar o "DO", é sentar na quietude, e utilizar a ferramenta que poderá levar o praticante do Goju Ryu ao encontro de si mesmo.
É preciso que o adepto acredite em seu Sensei e também em si mesmo, por um motivo ou outro e as vezes com razão, uns acreditam em si mesmo e não acreditam em seu Sensei, outros acreditam em seu Sensei e não acreditam em si mesmo, é preciso acreditar!
Procure conhecer a "história do seu Dojo e de seu Sensei", não pense que poderá treinar somente como pensa ou como quer, o treino deve seguir seu próprio curso suas disciplinas e regras, tem que ser sim, como é preciso para o desenvolvimento tanto no Zazen como no Goju Ryu.
Para meditar/concentrar não é preciso seguir uma religião ou filosofia exótica. Os efeitos da meditação não são milagres, mas fruto de treino, costumo dizer que "você é o que você treina, se treinar fraco será fraco, se treinar pouco não se iluda! não será o suficiente!
Falam das descobertas científicas sobre os efeitos da meditação, e do treino em si, mas se revelar as experiências vivenciadas e aplicada ao dia-a-dia, vão dizer que é conversa de louco.
É preciso aprender a determinar sua mente para não se envolver no fluxo incessante de pensamentos, pensamentos vão e voltam sem que você os queira. Determinar um foco para a qual dirija sua atenção, por exemplo: a própria respiração, um som que se repete, o movimento de vai e vem do abdomem, ou uma imagem fixa (pode ser um simples ponto preto em uma parede para focalizá-lo, para determinar sua atenção). Toda a atividade mental é levada para esse ponto mínimo, mas não é feito esforço cansativo para não sair dele. Ao contrário, a prática é voltar-se a esse foco sempre que a mente produzir uma sequência de pensamentos, assim pode-se auto educar-se aos poucos. Esse ir e vir é a meditação Zazen.
Apesar de ter relação com o nível de habilidade, o nível de experiência não é sinônimo da mesma. Por exemplo: um praticante pode ser experiente, tendo realizado essa atividade (Zazen/Goju Ryu) por vários anos (é como faixa preta que pega grau na faixa "DAN" por tempo de academia (honra) e não pela mesa examinadora), porém sem ser habilidoso, ou seja, ele não apresenta uma boa técnica de execução.
Em contrapartida, um praticante pode apresentar grande técnica de execução (alto nível de habilidade) em um dado exercício (ou kata), mas ao mesmo tempo ter pouca experiência com o mesmo (tempo de academia).
No papel de Sensei observo os alunos iniciantes que mesmo realizando seus treinamentos pela primeira vez na vida, seja Zazen e/ou treinamento no Goju Ryu, já o fazem com ótima técnica de execução, contudo elas ainda não tem a experiência suficiente ("o tempo dirá" e o próprio treinamento no Dojo seleciona seus adeptos), cabe ao Sensei orientá-los.

                                                   "Não há clandestinos no Caminho Espiritual."
                                                                      mestre Maa Ho Yang



Fonte:
http://dalmobushido.blogspot.com.br/p/saude-fisica-e-mental.html

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