A Ciência do Exercício no Karate
沖縄 空手道 剛柔流 尚武館
A Beta-Endorfina é uma substância do cérebro que libera-se somente com atividades físicas, a sua ação chega ao ponto de modificar o comportamento de uma pessoa.
Kyoshi Morihiro Yamauchi |
Algum tempo após iniciar os exercícios no Goju Ryu (o que pode variar de acordo com o tipo de atividade), libera-se, dentro do cérebro uma substância chamada de Beta-Endorfina. Ela origina uma sensação de bem-estar, e sua ação chega ao ponto de modificar o comportamento da pessoa, que pode tornar-se mais compreensiva.
A Beta-Endorfina é responsável pela diminuição do "potencial de sofrimento" de um atleta.
Toda pessoa que não faz atividade física, torna-se uma pessoa mais irritada e com mais propenção ao "stresse". Isso acontece, sobretudo na meia idade. O homem não foi feito para ficar parado! Por isso na sociedade atual em que vivemos, um meio tão conturbado e difícil, é preciso ter atividades físicas, e a pessoa que o faz torna-se uma pessoa bem humorada sempre disposta, diferente, produzindo mais a cada dia.
O esporte de longa duração é um esporte em que o volume de treinamento, e/ou volume de trabalho, são geralmente grande. O atleta de nível profissional geralmente precisa de submeter-se a este tipo de treinamento, o aluno que quer alcançar o nível de Sensei (professor) ou Shihan (mestre) e ser herdeiro e bem sucedido no Goju Ryu deve submeter-se a este treinamento, isto é uma tradição milenar.
Quem não é dependente como profissional, espaça mais suas atividades.
O atleta que não está habituado, ou que não se sujeita a uma disciplina e uma regularidade (frequência) dos treinamentos, é mais susceptível a sofrer tendinites, lesões no joelho, na coluna ou nos pés. Individuos que nunca praticaram esporte algum, ou seja, que estão no sedentarismo, tem que ser bem vistoriados e orientados, antes de começarem qualquer atividade física, por isso é preciso a supervisão do Sensei (professor líder do Dojo), e que esteja sempre atento ao desenvolvimento do aluno.
Os benefícios vão aparecerem àqueles que fazem atividades com frequência, com disciplina e perseverança, dentro de certos limites e sob a supervisão do Sensei. Além de se evitar os riscos de contusões, os chamados "infortúnio do esporte", diminuem-se as chances de contrair doenças coronárias, combate-se a obesidade e a hipertensão.
Quando chegar a hora de deixar de ser um atleta de competição para ser um atleta de manutenção. Não precisará mais daquela atividade violenta, que desempenhava antes (saindo assim da "chamada zona de risco no esporte").
É preciso criar condições para o organismo se readaptar-se e se reajustar, para viver ainda mais. Por exemplo o velocista torna-se uma pessoa com grande capacidade aeróbica.
No caso das artes marciais em especial, tenho observado muitas pessoas, ou seja grandes mestres divulgadores da arte, atingirem um nível técnico exelente, e depois de atingir um resultado muito avançado no esporte, fazem somente a parte de manutenção e conseguem conservar suas técnicas (principalmente no caso do estilo Goju Ryu), mesmo em idade avançada conseguem manter a técnica, ou o grau (Dan) na hierarquia sem problemas.
No caso do praticante de Goju Ryu alcançar um grau elevado na faixa preta, já treinou praticamente cerca de 30 anos aproximadamente, assim sendo pode ter qualidade de vida e aumentar suas potencialidades, e longevidade, desenvolver ainda mais nas partes técnicas e espirituais, é como uma pessoa que aprendeu a andar de bicicleta, "nunca mais esquece".
Goju Ryu |
Por exemplo, ao se executar o Kata, é como se estivesse em pleno combate, concentrado e atento, mostrando seu instinto natural de sobrevivência (Mokuso/Zanshin), é uma forma de exercício onde você pode mostrar ou expressar o que você é na arte marcial, um mestre mais graduado poderá avaliar todo seu potencial observando sua execução técnica, se tirar um tempo só para praticar Kata Goju, perceberá que é como uma sessão de ginástica.
No Goju Ryu Karate-do pode-se desenvolver qualidades físicas e psicológicas como: Potência, Resistência, Rapidez, Reação, Coordenação, Auto-Confiança, Decisão, Espírito de Equipe, e Combatividade.
No treinamento do Goju Ryu temos alguns exercícios que aparentemente não tem muito valor perto de exercícios de força que são realizados de um modo geral nos Dojos, mas são exercícios que ajudam em muito no Flexionamento, Flexibilidade e alongamentos, muitos desses exercícios vieram do Yoga e trabalham também nos meridianos do corpo trazendo o equilíbrio. De um modo geral a ginástica do Goju Ryu tem mesmo o objetivo principal de acelerar gradativamente as batidas cardíacas, por isso ela inicia-se pelos pés e finaliza-se na cabeça, uma ginástica ciêntifica, que fortalece o corpo em geral, tonificando os músculos, fortalecendo os ligamentos, nervos e trazendo assim o equilibrio no organismo em geral.
por: Dalmo Souza Cintra
http://dalmobushido.blogspot.com.br/p/saude-fisica-e-mental.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário