Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de julho de 2014


"Qualidade de Vida"
Fala-se muito em qualidade de vida, mas por onde devo começar?

沖縄 空手道 剛柔流 尚武館

João Piccinin F. Preta Yondan
Na minha opinião um bom começo seria DISCIPLINA, TREINAMENTO, E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, é uma questão que parece fácil de responder, mas se assim fosse, as pessoas não ficariam atrás dos atletas de alta performance para pedir conselhos não é verdade! Este fato nos faz lembrar sobre o "SABER e SENTIR" que eu havia dito antes, saber é teoria, estudo, e sentir é prática, treinamento, é necessário "SABER e SENTIR" para se alcançar boa performance no Goju Ryu e é possível conquistar qualidade de vida através de atividades físicas e alimentação saudável, somente as pessoas que treinam com objetivo e disciplina sabem dar dicas, conselhos e revelar segredos para o desenvolvimento, porque elas praticam o "SENTIR" e se aprofundam consequetemente na arte marcial. (Observação: Na foto à esquerda, João C. Piccinin Faixa Preta Yondan 4Dan, este aluno treina comigo à 25 anos, exemplo de dedicação no Goju Ryu).
Há muitas polêmicas sobre o assunto, e muitos querem resultados rápido, como se em 30 minutos o aluno fosse capaz de sintetizar anos de estudo. Assim sendo, para um bom começo nada melhor que DISCIPLINA, TREINAMENTO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
No Goju Ryu existem muitos segredos e muitos mistérios à serem explorados e desenvolvidos atravéz de estudos mais aprofundados na arte marcial, mas sabe qual é o principal segredo? -TREINAR!
Em primeiro plano é preciso aprender a treinar, é necessário humildade para assumir que não sabe como treinar e buscar orientações com seu Sensei, para se alcançar degrau por degrau, tijolinho por tijolinho até que possa fazer uma muralha ou seja atingir níveis técnicos mais elevados e ser um bom Faixa Preta.
Exercício Perfeito para o Goju Ryu
Em seguida é necessário a supervisão técnica do Sensei que irá adaptar o estímulo e o exercício, na intensidade e volume em que nosso corpo será capaz de absorver, afinal exercícios tem uma quantidade certa: menos não causa resultados, excesso causa lesão, e treinar errado é como andar em círculos, é não chegar a lugar algum com maiores chances de lesões com certeza, é como andar na escuridão, é o sensei que direciona o aluno no caminho que deve trilhar. (Observação: Esta foto à direita demonstra um dos exercícios do Goju Ryu Karate-do, este é um dos exercícios que estimulam o alongamento, a flexibilidade, e o flexionamento do quadril).
É a boa performance (resultado ideal) que deixa o treinamento interessante, mas é a saúde que deixa os ganhos sustentáveis: de nada adianta chegar ao topo se você não sabe permanecer nele! De nada adianta chegar a Faixa Preta se você não sabe permanecer nela! Ainda que na Faixa Preta você esteja começando, engatinhando no Goju Ryu Karate-do não é verdade? Então é necessário também "SABER" fazer a manutenção rotineira dos treinamentos.
É um grande erro não consultar seu Sensei achando que já sabe tudo!!!

                                                                      por: Dalmo S. Cintra




Fonte:
http://dalmobushido.blogspot.com.br/p/saude-fisica-e-mental.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário