sta semana me deparei com a seguinte notícia: Adolescente morre após aula de muay thai em academia de BH. Não é a primeira vez que leio algo assim e nem você, com certeza. Por isso, resolvi aproveitar este fato infeliz para, mais uma vez, fazer alguns lembretes sobre as aulas. Até mesmo porque este também é um assunto bastante solicitado nos comentários do Muay Thai Mulher.
Não há um limite de idade para se começar o Muay Thai, nem para mais, nem para menos, mas é preciso respeitar alguns limites, do seu corpo, da sua idade e também dos seus treinamentos. É sempre bom, antes de qualquer atividade física, você ter a noção dos impeditivos que podem atrapalhar o seu rendimento. Se você tem alergias, anemia, alguma lesão recente, um incômodo crônico, está grávida e coisas assim, é preciso redobrar a atenção ao fazer qualquer exercício. Especialmente um de intensidade elevada como o Muay Thai. Fazer uma avaliação médica para saber suas condições é sempre o mais indicado.
Porém há outras situações que ocorrem com bastante frequência e que são, muitas das vezes, as causas de fatalidades como essa da qual tomamos conhecimento através da notícia acima. A primeira delas é a obsessão por emagrecer ou por estar seco. Já vi gente falando para mim antes das aulas que estava sem comer ou que tinha comido apenas uma barrinha de cereal para queimar bem na aula e perder peso. Isso é um grande erro! Ainda que você não treine na intensidade máxima ou não faça uma aula voltada para competição, os treinos, por si só, são fortes: aquecimento, abdominais, combinações, sombras… Para isso é preciso ter energia. Energia que vem da alimentação. Claro, você não vai comer uma barra de chocolate antes do treino. O que você vai arrumar com isso é uma hipoglicemia, já que seu corpo precisa de energia para ‘quebrar’ o açúcar do doce. No início, você pode até sentir um ‘gás’, mas depois vai ficar sem forças. É preciso, sim, comer antes de treinar. Um sanduíche leve ou um suplemento. Mas sempre coma algo, pelo menos, até meia hora antes de uma atividade física.
A segunda situação pode até vir combinada com a primeira, o que faz dela mais grave: treinar sob o efeito de um termogênico ou algo parecido. Não há problema, se usados corretamente. O que pouca gente faz é saber como isso funciona. Tomar um produto desses – que acelera o metabolismo – ajuda, sim, na performance, contudo, você deve observar algumas coisas como alimentação, que deve ser equilibrada e saudável; e evitar alimentos que contenham estimulantes naturais como café, granola, guaraná… caso você tenha algum problema cardíaco ou mesmo respiratório, a combinação desses dois produtos pode não fazer bem. Então, fique atenta(o)!
Uma terceira questão a ser tratada é a intensidade da sua aula. Sempre digo isso aqui: analise se o nível do treino é para você e se o mestre tem a sensibilidade de lidar com os alunos de formas diferentes. Como as artes marciais, em especial o Muay Thai, viraram febre nas academias, o treino é mesclado e coloca no mesmo grupo pessoas de idades, habilidades e interesses diferentes. O professor tem que saber dosar os exercícios e fazer atividades adequadas para cada grupo. Há aqueles que treinam para competir e os que treinam para manter a forma – como é o meu caso, vocês sabem – e isso deve ser levado em consideração ao se escolher o local a ser frequentado. Existem as academias especificamente dedicadas a formar atletas de luta, se este é o seu interesse, essa é a sua escolha. Mas, se não for, caso você comece a frequentar essas aulas, poderá, sim, sofrer consequências físicas e até emocionais em virtude de um treino muito puxado.
Portanto, em resumo: para você frequentar um treino de Muay Thai (ou qualquer outro) é preciso:
1. Saber suas reais condições físicas;
2. Estar corretamente alimentado;
3. Conhecer os produtos que se está tomando; e
4. Escolher o tipo de treinamento que serve melhor para seu corpo e seus objetivos.
2. Estar corretamente alimentado;
3. Conhecer os produtos que se está tomando; e
4. Escolher o tipo de treinamento que serve melhor para seu corpo e seus objetivos.
Com isso em mente, você só terá que se preocupar com seus movimentos, sua força, agilidade e técnica, pois o resto estará garantido! Siga essas regrinhas e bom treino!
E você? Já cometeu alguma dessas ‘infrações’? Já viu alguém passar mal na aula por algum desses motivos?
Fonte: Muay Thai Mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário